29/10/2014 - Por: Assessoria de Imprensa / ANAMT

“A internacionalização das empresas brasileiras e a expatriação dos trabalhadores: quais são as repercussões sobre as práticas da Medicina do Trabalho” foi o tema abordado pela Drª Marcia Bandini, diretora de Divulgação da ANAMT, na 6ª Reunião Científica realizada no último dia 20 de outubro.

Segundo ela, o número de trabalhadores brasileiros expatriados pelas empresas é crescente e o processo de adaptação à nova realidade varia de acordo com fatores como o período no exterior, características do trabalho, idioma e do país de destino. A conclusão satisfatória desse processo permite que os trabalhadores tenham sucesso profissional e mental durante a experiência.

Os dados disponíveis sobre o tema no Brasil são o controle interno das empresas. Por isso, Drª Marcia explica que dados internacionais são utilizados para obter referenciais. Em uma pesquisa feita com 4 mil expatriados britânicos, por exemplo, observou-se que as ocorrências mais comuns entre eles são acidentes com trauma, ocorridos inclusive em atividades recreativas, doenças infecto contagiosas e em seguida, ocorrências musculoesqueléticas.

“Isso demonstra que o médico do trabalho também deve se preocupar em preparar o indivíduo com orientações de segurança, sobre doenças com cobertura vacinal e aquelas que não caibam nessas medidas, como as transmitidas por mosquitos”.

Ainda que à distância, os médicos do trabalho devem acompanhar a evolução dos pacientes para as mais diversas situações: “É preciso se internacionalizar, com programas locais, iniciativas conjuntas com os países que recebem esses trabalhadores, levando em consideração situações como acolhimento, emergências que exijam a repatriação do paciente, além do atendimento no exterior e monitoramento no Brasil”, acrescenta.

Por representar uma mudança no fluxo de trabalhadores entre países, Drª Marcia observa que a abordagem do assunto é um exemplo da relevância dos temas escolhidos para novos contextos de aplicação da especialidade. “As reuniões científicas têm contribuído para ampliar os horizontes dos médicos do trabalho e esse tema é um exemplo concreto disso”, ressalta.

Para participar e obter informações sobre as próximas reuniões científicas da ANAMT, visite o site anamt.org.br