31/10/2014 - Por: Mídia News

Alguns alimentos ajudam a melhorar o humor e a reduzir o estresse. Isso acontece quando alguns neurotransmissores, responsáveis pela sensação de prazer, bem-estar e euforia, como a serotonina e a dopamina, são estimulados pela comida. É o que revela Myrna Campagnoli, endocrinologista do Laboratório Cedic Cedilab. "Os alimentos ricos em triptofano proporcionam sensação de bem-estar", diz.

A endocrinologista aconselha que, mesmo os alimentos que promovem esta boa sensação no organismo, devem ser ingeridos de maneira equilibrada.
O ideal é manter a dieta sempre variada e saudável, incluindo alimentos que proporcionam bem-estar em todas as refeições. O estímulo à produção de neurotransmissores está ligado ao consumo do alimento, aconselha a Drª Myrna.

Segundo ela, é importante ressaltar que a quantidade de consumo não precisa ser grande e que, geralmente, o efeito não é acumulativo. Comer uma barra de chocolate inteira ou uma penca de bananas, por exemplo, não proporcionará uma sensação maior de prazer. Muitas vezes, inclusive, acontece o oposto, alerta.
Entre os alimentos que ajudam a melhorar o humor estão: chocolate, banana, aveia, espinafre, ovos, pimenta, leite, laranja, castanha e arroz integral.

Bons sonhos
Além de melhorar o humor, a alimentação também pode ajudar a acalmar e melhorar o sono. ?Existem vários alimentos que auxiliam na busca de tranquilidade. O leite, por exemplo, é rico em triptofano, cálcio e fósforo. Isso auxilia na produção de neurotransmissores do bem-estar. O leite também pode incrementar a produção de substâncias envolvidas na qualidade do sono, ajudando a dormir melhor e reduzindo o estresse, explica.

Em contrapartida, uma alimentação errada, segundo a médica, pode causar mau humor, mal-estar e insônia.
A alimentação errada, o excessos de gordura, açúcar e sal, e o abuso de álcool são fatores que certamente pioram a qualidade de vida e causam mal estar. Eu somaria a vida sedentária neste mesmo tópico. O corpo necessita se movimentar e do consumo de vitaminas, minerais, fibras, aminoácidos e carboidratos para manter um bom funcionamento e a sensação de bem-estar. Na ausência destes fatores, a sensação de prazer também estará diminuída, finaliza.

Entre os alimentos que ajudam a acalmar e a melhorar o sono estão: leite, alface, maracujá, camomila, marcela, mel, semente de abóbora, gergelim, queijo, couve e macarrão.