25/11/2014 - Por: Agência Câmara

O coordenador-geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Jorge Machado, afirmou na última semana aos deputados da Comissão de Direitos Humanos e Minorias que vai solicitar investigação sobre a possível contaminação por minerais e seus riscos de exposição aos trabalhadores de uma empresa que atua na produção de equipamentos de troca de calor em processos industriais que exigem altas temperaturas em suas linhas de produção, na cidade de Franco da Rocha (SP)

A comissão discutiu a denúncia feita pelo engenheiro e ex-funcionário Paulo da Costa Xavier, que tenta provar na Justiça ter sido vítima de falta de cuidados de segurança da empresa. Segundo ele, sua saúde foi gravemente afetada pela irradiação e contaminação por elementos minerais no trabalho.

Defesa
Na audiência pública, a empresa apresentou defesa, informando ter realizado investimentos para melhorar as condições de segurança e obtido laudos sanitários e ambientais que negam radiação excessiva ou riscos de contaminação do solo e de poços artesianos.

O deputado Luiz Couto (PT-PB), que solicitou a audiência, ressaltou que a comissão atua na perspectiva de proteção da saúde do trabalhador e do ser humano. “Essa atuação é necessária para que as empresas tenham responsabilidade social e com o meio ambiente”, afirmou. Luiz Couto disse que vai apresentar requerimento para uma investigação na próxima reunião ordinária da comissão e que pedirá o envio dos documentos apresentados pelas duas partes ao Ministério da Saúde.

Paulo Xavier informou ter a saúde abalada e acusou a empresa de cometer crimes contra a saúde de seus próprios funcionários, pela exposição à radioatividade e por utilização de água contaminada de alguns poços artesianos que abastece o estabelecimento, onde foi comprovada a existência de substâncias (tetracloreteno) e minerais (ferro e manganês) em concentrações prejudiciais ao fígado e ao cérebro humano.

O médico Francisco D’Abronzo relatou o risco da perda funcional do fígado do ex-funcionário, mas não confirmou que o acúmulo de gordura no órgão seja consequência de contaminação por agentes químicos.