19/03/2020 - Por: G1 / Secom Macaé

Pela primeira vez desde o início do surto, a China anunciou nesta quinta-feira (19) que não registrou qualquer novo caso de transmissão local do novo coronavírus (Sars-Cov-2) , mas teve 34 novos casos de infectados que vieram do exterior.

Também nesta quinta, os governos da Austrália e da Nova Zelândia anunciaram a suspensão da entrada de pessoas não residentes no país, para reforçar as medidas destinadas a conter a propagação da pandemia de Covid-19.

A primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, admitiu que a medida é "extraordinária". "Em nenhum momento na história do país um poder como este foi usado", afirmou.

Até o momento, os países não determinaram o fechamento das escolas nem adotaram medidas de confinamento. A Austrália registra 642 casos confirmados do novo coronavírus e a Nova Zelândia, 28.

O México e a Rússia registraram as primeiras mortes relacionadas ao coronavírus. A vítima mexicana sofria de diabetes e apresentou os primeiros sintomas da doença em 9 de março, de acordo com o Ministério da Saúde do país, que registra mais de 90 casos de Covid-19.

Já a vítima russa era uma 79 anos que estava hospitalizada desde 13 de março. Ela também sofria de doenças com hipertensão, diabete e arteriosclerose. A Rússia, que implantou restrições na entrada de estrangeiros, tem 147 casos da doença.

Macaé
O Centro de Triagem do Doente por Coronavírus, para atendimento exclusivo a pacientes com quadro sugestivo da doença, no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, registrou até 10h30 desta quarta-feira (18) a presença de 88 pessoas. A unidade disponibiliza equipe médica para atender a população e funciona até 20 horas. Até o momento o Centro não disponibiliza testagem e desde que foi aberto, na terça-feira (17), 90% dos casos atendidos foram leves de síndrome respiratória.

Em Macaé não há caso confirmado de coronavírus. Dezessete são suspeitos e outros seis foram descartados. Os testes de casos moderados a graves são encaminhados para o laboratório de emergência no Rio de Janeiro. Duas pessoas foram encaminhadas na terça-feira (17) para o Hospital Público Municipal (HPM).

Uma das coordenadoras do Centro de Triagem, Ana Paula Dal-cin, orienta que qualquer pessoa com gripe ou resfriado deve permanecer em sua residência. Caso apresente falta de ar, tosse ou febre deve ir ao Centro de Triagem.

A unidade disponibiliza médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

O decreto que criou o Centro de Triagem também designou o Centro de Cooperação Inter-hospitalar, composto por todos os hospitais públicos e particulares do município. A regulamentação integra, ainda, outras orientações preventivas, com o objetivo de conter o avanço do Covid-19.

A cooperação dos hospitais tem como finalidade otimizar o uso de recursos humanos, equipamentos e medicamentos, garantindo o tratamento igualitário a toda a população.

Tanto o Centro de Triagem quanto o Centro de Cooperação Inter-hospitalar, são geridos pelo Gabinete de Prevenção de Cuidado aos Portadores de Coronavírus, criado pelo Decreto Municipal 27/2020, de 13 de março de 2020.