29/11/2021 - Por: G1 - Globo.com EU ATLETA

Muito já se aprendeu sobre os efeitos positivos da prática de exercícios físicos durante toda a vida, desde a juventude, mas principalmente as vantagens de se manter ativo com o passar do tempo, até por exemplo dos 50 anos em diante. Um professor de Biologia Evolucionária da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, tem uma teoria que mostra que mais do que os efeitos benéficos objetivos da atividade física, existe uma razão natural da evolução humana para que façamos exercícios na medida em que o corpo vai envelhecendo.

Na vida dos nossos ancestrais, enquanto caçadores/coletores, não havia opção além de se manter ativos fisicamente, mesmo após atingirem a maturidade, até bem tarde, com 70 anos ou mais.

A pesquisa do Professor Daniel Lieberman mostra que a prática continuada de exercícios consegue evitar o aparecimento de doenças crônicas, pois direciona o gasto de energia para processos metabólicos de proteção e manutenção do nosso potencial genético, como a manutenção dos telômeros, nos nossos cromossomos. Isso vai contra o conceito ocidental generalizado de que com o envelhecimento, devemos poupar energia e aproveitar o tempo para descansar.

A inatividade, por sua vez, direciona energia para o acúmulo de gordura, o que aumenta o risco de câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.

Portanto, as atividades físicas nos fazem viver mais e saudáveis. Não se esqueça de se movimentar. Se estiver parado, retorne aos exercícios. Não deixe para amanhã. Comece agora!