27/01/2015 - Por: SES-RJ / Agência Brasil

Integrantes da Escola de Samba Vila Isabel participam do lançamento da campanha na Sede do Hemorio

O Hemorio lançou na última quinta-feira, dia 22 de janeiro, a 12ª edição da campanha "Vista a Fantasia da Solidariedade". As ações tem como objetivo reforçar os estoques de sangue para o Carnaval, época em que historicamente há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias. Na abertura, que aconteceu na sede da unidade, integrantes da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, o Rei Momo, a Rainha e as princesas do Carnaval carioca aqueceram tamborins no salão de doadores.

O Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente. Hoje, no Brasil, apenas 2% da população doa sangue com regularidade. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%.

Informações ao doador
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (O modelo da autorização pode ser adquirida no site www.hemorio.rj.gov.br). Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

Em Macaé, as doações devem ser realizadas no Hemocentro, anexo ao Hospital São João Batista, na rua Dr. Bueno, nº 40, Imbetiba. A coleta funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h30. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo telefone: (22) 2772-5550