01/04/2015 - Por: Revista Proteção

Iniciativa popular e de participação espontânea que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, o Movimento Abril Verde luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional. O objetivo é concentrar anualmente nesse período uma série de atividades, dando-lhes mais visibilidade e manifestações de apoio à causa.

Movimentos internacionais como o Outubro Rosa ou o Novembro Azul já são conhecidos da maioria dos brasileiros como disseminadores da cultura de prevenção em saúde. Dentro desta abordagem, o Movimento Abril Verde trilha um caminho semelhante. Embora seja mais recente e não se tenha conhecimento do projeto em outros países (o que tornaria o Brasil pioneiro na organização desse tipo de evento - o objetivo é fazer com que a cultura prevencionista no ambiente de trabalho seja propagada e assimilada pelo maior número possível de pessoas.

Engajamento
Embora não haja uma "adesão formal" ao Abril Verde, importantes entidades da área de SST e órgãos governamentais manifestaram apoio ao movimento, dentre os quais destacamos: Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Saúde, Ministério da Previdência Social, SOBES (Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança), ANEST (Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho), ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho) e ANENT (Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho) entre outros.

Durante este mês, o Movimento Abril Verde promoverá encontros, palestras, seminários, debates, mobilizações sociais, sinalizações com o símbolo do laço verde e iluminação esverdeada de edificações públicas ou privadas em referência à segurança e à saúde do trabalhador. A programação terá repercussão midiática e deverá chamar atenção para a realidade dos acidentes e doenças.
Dentro da programação, o município de Macaé sediará um destes encontros entre os dias 28 e 30 de abril. O Seminário de Saúde e Segurança será promovido e realizado na Sede do SINDIPETRO-NF.

Para maiores informações:

Seminário de Saúde e Segurança