15/04/2015 - Por: Assessoria de Imprensa / MTE

Com foco nos debates sobre os riscos existentes em laboratórios de diagnóstico, a Seção de Segurança e Saúde no Trabalho (SEGUR/RJ) da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro (SRTE/RJ) promoveu, na manhã da última sexta-feira (10), uma reunião técnica com profissionais do setor que atuam na capital fluminense.

A SRTE/RJ acentua que todas as empresas do setor devem observar as especificidades da Norma Regulamentadora n° 32 (NR-32), que define as medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, no PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e no PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, estabelecidos pelas NR-7 e NR-9, respectivamente. "Tais procedimentos são fundamentais para preservar a integridade de toda a mão de obra em decorrência dos riscos existentes nos ambientes de trabalho, além de assegurar a capacitação sobre agentes biológicos antes do início das atividades e de forma continuada”, comentou o auditor fiscal e médico Narciso Guedes, chefe da SEGUR/RJ, durante a abertura do evento.

Participaram do encontro cerca de 100 representantes das empresas e profissionais ligados ao setor, convocadas a partir do banco de dados da SEGUR/RJ, além de todos os auditores que integram a ação em laboratórios.

Ao todo, 160 empresas estão sob fiscalização, tendo como prioridade aquelas que apesar de convocadas, não compareceram ao evento.