27/07/2015 - Por: Assessoria de Imprensa / MTE

"A educação profissional salva vidas nas estradas e amplia os resultados da economia nacional", destacou o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, ao conhecer, em Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, o Centro de Educação em Tecnologia no Transporte da Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet).

Com mais de 40 mil profissionais treinados nos últimos 20 anos, a instituição busca disseminar o conceito de trânsito mais humanizado e seguro a partir da qualificação dos trabalhadores. No Brasil, 40% das cargas são transportadas a partir de caminhões e carretas, que chegam a custar, incluindo a carga, mais de R$ 1 milhão.


Ao valorizar a política de segurança e saúde, que vem sendo difundida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias ratificou a importância da disseminação das informações para ampliar a preservação de vidas nas estradas.

"A qualificação não gera só maior proteção para o trabalhador, mas resulta também em menores custos para as empresas. Treinado, o motorista consegue conduzir o caminhão com mais segurança e eficiência", relatou Dias.

"Somos a sétima maior potência do mundo, mas sem o desenvolvimento profissional isso não será possível. Por isso, considero fundamental essa integração para que o Brasil tenha uma nova geração com ainda mais capacidade", concluiu o ministro.

O superintendente da Fabet, Vicente Rodolfi, explicou que as empresas passaram a procurar os alunos nos cursos com propostas de emprego.

"Após o treinamento, os trabalhadores passam a ser disputados. Em apensas dois meses, o funcionário treinado já consegue compensar o investimento aplicado nos cursos. Por isso, precisamos difundir essa conscientização entre todos os envolvidos com o mercado de transporte", explicou o superintendente.