01/10/2015 - Por: Ana Menezes / SECOM

O combate ao câncer de mama ganha no mês de outubro um período para reflexão e alerta sobre a prevenção. O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Os desafios no controle do câncer de mama dependem não apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Além disso, de acordo com especialistas do Instituto Nacional do Câncer - INCA - há necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.

Estima-se que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar também é um importante fator de proteção.

Em Macaé, a campanha nacional Outubro Rosa tem início nesta quinta-feira (1º), às 14h, no Paço Municipal. Uma palestra sobre exame clínico das mamas será ministrada para os profissionais da área da saúde. As ações estão sendo conduzidas pelo Programa de Vigilância em Saúde. As palestrantes serão a mastologista do Núcleo de Apoio à Mulher e à Criança (NUAMC) da Aroeira, Karina Crespo Schueler e a diretora do Serviço de Regulação Oncológica do município, Ana Terra.


Na terça-feira (6), a programação continua com a Caminhada Rosa. A concentração será às 8h no calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente à loja Casas Bahia. O objetivo é alertar a comunidade macaense sobre a importância da prevenção do câncer de mama e sua detecção precoce. A Secretaria de Saúde convida toda população a participar, se possível, com uma peça de roupa na cor rosa.