08/10/2015 - Por: SINPOSPETRO / RJ

A campanha Segurança e Saúde lançada, em setembro pelo SINPOSPETRO-RJ entra na terceira semana. Diretores do sindicato continuam com a distribuição da cartilha e do folders explicativo sobre as medidas que devem ser adotadas para evitar danos à saúde e risco de acidente no local de trabalho.

Na cartilha, o trabalhador é alertado sobre o risco de abastecer o veículo, após ser acionada a trava de segurança do tanque de combustível. O material explicativo também orienta o frentista sobre as doenças provocadas pelo Benzeno, elemento químico composto na gasolina, e o que deve ser feito para reduzir o risco de contaminação. A cartilha foi elaborada para interatividade com toda a família do trabalhador. Há uma página exclusiva para crianças, além de medidas de precauções que o frentista deve adotar no ambiente de trabalho e em casa, entre elas, a recomendação para não lavar o uniforme junto com a roupa da família.

O presidente do sindicato, Eusébio Pinto Neto, diz que os trabalhadores devem estar preparados para manusear a bomba de combustível. Ele frisa que a lei da trava está em vigor e prevê multa de 5 mil Ufirs para o posto que descumprir a norma. Segundo ele, o principal objetivo da campanha é conscientizar o trabalhador, o empresário e a sociedade sobre o risco a que todos estão expostos no posto de combustível, quando  as normas de segurança não são aplicadas corretamente.