26/11/2015 - Por: MPT/SP

A audiência coletiva organizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo, na última semana com empresas do setor elétrico, teve como tônica a discussão sobre o aumento no número de acidentes no ambiente de trabalho envolvendo os profissionais diretos e indiretos.

Representantes de mais de 40 empresas do setor elétrico foram notificados a apresentarem documentação comprovando o cumprimento das normas laborais, a exemplo do SESMT e da Análise de Acidentes do Trabalho.

Segundo dados do Relatório de Estatísticas de Acidentes do Trabalho do Setor Elétrico Brasileiro elaborado pela Fundação Comitê de Gestão Empresarial (Funcoge), entre 2005 e 2011 foram registrados 593 acidentes fatais envolvendo operários do setor elétrico no país. Desse total, 93 acidentes vitimaram de forma fatal trabalhadores contratados pelas empresas e 446 trabalhadores terceirizados do setor. Segundo os sindicalistas, esses números cresceram ainda mais nos últimos anos.

Além de verificar as condições atuais dos trabalhadores das empresas, neste primeiro momento a ação tem propósito de prevenir acidentes e estimular a capacitação em todo o estado. Em uma segunda etapa, as empresas serão visitadas e haverá inspeções nas instalações e verificação das condições em que os serviços são realizados.

Estiveram presentes os representantes do MPT-SP, dos Sindicatos dos Eletricitários e dos Engenheiros, do setor de Fiscalização de Saúde e Segurança do Trabalho da Superintendência e do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec).