03/02/2016 - Por: SBOT-RJ

Campanha foi instituída em 2011 pela SBOT-RJ

Três segundos sem atenção são suficientes para que um motorista cause um acidente fatal. Quatro segundos é o tempo que um motorista leva, em média, para ler ou digitar uma mensagem no celular – ato que é hoje um dos principais causadores de vítimas graves e fatais no trânsito.

Atenta à gravidade do assunto, a Sociedade Brasileira de Ortopedia do Rio de Janeiro (SBOT-RJ), lança a sexta edição da campanha “Folia Sem Trauma - Não faça deste o seu último carnaval” com o tema “Se dirigir, não digite. Nenhuma mensagem vale mais que a sua vida”, sugerindo que os motoristas não leiam e não enviem mensagens de texto enquanto estão dirigindo.

“No período do Carnaval, o número de atendimentos e cirurgias de emergência aumentam cerca de 15% nos hospitais de urgência do Estado do Rio; Na grande maioria, os pacientes são vítimas politraumatizadas em acidentes no trânsito, com sérias lesões músculo-esqueléticas que se desdobram em anos de tratamento, quando não as mutilam ou incapacitam de forma permanente”, explica Dr. Marcos Giordano, presidente da SBOT-RJ, destacando que a meta da entidade é impactar cada vez mais pessoas com ações educativas de conscientização.

Em 2015, foram aplicadas pelo Detran-RJ mais de 80 mil multas sob a infração “dirigir veículo utilizando telefone celular”. Isso quer dizer que, a cada 1 hora, 10 pessoas em média foram multadas no Estado por consequência desta infração.

Durante os dias de folia de 2015 foram registrados pela Polícia Rodoviária Federal 2.785 acidentes de trânsito no Brasil, com 120 mortos e 1.786 feridos nas rodovias federais.

“Nosso desafio é chamar a atenção da população para o perigo de dirigir e digitar. Se dirigir e falar ao telefone é ruim, digitar e dirigir é ainda mais perigoso, pois o déficit de atenção é muito maior. Precisamos ser uma voz na cabeça das pessoas, alertando sempre”, considera  Dr. Marcos Britto, diretor da Comissão de Comunicação e Marketing da SBOT-RJ.

Para potencializar a divulgação do tema, a SBOT-RJ, em conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro - CET Rio, vai distribuir material promocional da campanha na orla da cidade do Rio e no sambódromo, durante o período de folia.

Sobre a Campanha

A “Folia sem trauma” foi desenvolvida em 2011 pela Sociedade Brasileira de Ortopedia do Rio de Janeiro para conscientizar a população sobre a importância da prevenção de acidentes no período do Carnaval, época em que há um aumento expressivo nos atendimentos de urgência e emergência nos hospitais do Rio de Janeiro. A Campanha potencializa a importância do trânsito seguro em todos os quesitos, focando não só a responsabilidade do motorista, mas também do pedestre e motociclista.