04/02/2016 - Por: Assessoria INCA

Divulgação do Dia Mundial do Câncer pelo INCA

O Dia Mundial do Câncer - 04 de fevereiro - foi instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), estabelecendo a data com o objetivo principal em conscientizar a população mundial sobre a doença. No Brasil, a iniciativa é protagonizada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (IINCA), em parceria com a UICC.

Para marcar a passagem da data, o Inca promove o debate “Atitudes saudáveis para o controle do câncer", nesta quinta-feira, às 10h, no auditório do 8º andar do prédio-sede (Praça Cruz Vermelha, 23 - Centro - Rio de Janeiro). A campanha desenvolvida pela UICC tem como objetivo mostrar como fazer a sua parte para reduzir o câncer, chamando a atenção para a importância de uma alimentação saudável e a prática de atividade física como prevenção da doença.

O INCA lista algumas dicas para prevenção do câncer:

Escolha um estilo de vida saudável
Não fumar, praticar atividades físicas, consumir alimentos e bebidas saudáveis e reduzir a exposição à radiação ultravioleta do sol são escolhas de estilo de vida saudáveis para prevenção.

Mantenha o peso adequado
Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Por isso, é importante manter o controle com uma boa alimentação e manter-se ativo. Cerca de um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado e atividades físicas.

Evitar a exposição solar em horários contraindicados
A exposição solar contínua entre as 10h e 16h é extremamente nociva para o organismo. Caso não seja possível evitá-la, é imprescindível usar chapéu, guarda-sol, óculos escuros, camisa de mangas longas e filtro solar durante qualquer atividade ao ar livre em exposição solar. Procure áreas de sombra, desde árvores até edificações, que reduzirão em até 50% a intensidade das radiações UV.

Criar ambientes saudáveis
Escolas e locais de trabalho têm papéis importantes na prevenção do câncer. Ambos podem promover uma cultura de saúde ao oferecer refeições nutritivas e tempo para lazer e atividade física. Empregadores podem oferecer espaços com sombra para evitar a exposição solar de seus funcionários.