04/05/2016 - Por: Fundacentro

Myrian Matsuo, psicóloga e socióloga da Fundacentro

Para a pesquisadora da Fundacentro do Rio de Janeiro, Myrian Matsuo, para que se possa minimizar o estresse, a depressão e o sofrimento psíquico do trabalhador advindo do assédio moral, sexual e de agressões verbais e físicas é necessário que sejam estabelecidas estratégias coletivas de prevenção. Contudo, Myrian observa que programas não mexem nas causas do estresse. Na observação da psicóloga e socióloga da Fundacentro, os problemas associados ao estresse vêm da organização do trabalho e na forma como essa organização afeta as relações sociais no ambiente de trabalho.

A pesquisadora pondera ainda que o ideal é que se construa um coletivo de trabalhadores que se oponham ao trabalho competitivo e de ganho por produção, destacando metas coletivas, entre a equipe, e não individual.

O tema foi apresentado durante a realização do Seminário Trabalho Seguro e gestão do estresse no ambiente laboral: um desafio olímpico, no último dia 25 de abril, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-1ª Região). O evento está relacionado ao termo de cooperação técnica, Trabalho Seguro, que tem como representante da Fundacentro do Rio de Janeiro, a pesquisadora, Renata Schneider Viaro.

A mesa de abertura do evento foi composta por Elisa Torres Sanvicente (Juíza do TRT 1ª Região), Fábio Vilar Villela (Procurador Geral do MPT), Robson Campos Leite (Superintendente da SRTE/MTPS), Maria das Graças Viegas Cabral Paranhos (Presidente do TRT 1ª Região), Emerson Moraes Teixeira (Chefe da Fundacentro/RJ) e Tomás Motta Ribas (OAB Jovem).

O Seminário contou com a palestrante, Elaine Castilho (SRTE/RJ) que falou sobre "Trabalho Decente nas Olimpíadas: desafios e conquistas". A Auditora Fiscal comentou sobre os casos de acidentes de trabalho fatais nas obras das olimpíadas em que ocorreram 11 mortes.

O representante da OAB Jovem, Tomás Motta Ribas realizou uma leitura de cordel, na forma de homenagem aos trabalhadores vítimas de acidentes e doenças profissionais.

A médica Maria Christina Menezes, da Prefeitura de Rio das Ostras, discutiu sobre o enfoque psicossocial para integrar as políticas e programas em SSAT e apresentou programas de prevenção contra o estresse e qualidade de vida.

O evento teve como objetivo celebrar o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho e foi realizado pela Fundacentro/RJ, SRTE/RJ, Ministério do Trabalho e Previdência Social, TRT e MPT.