05/05/2016 - Por: G1

(Reprodução: BBC Brasil)

Cientistas podem precisar de até três anos para determinar se uma vacina contra o Zika vírus é efetiva, explicou na última terça-feira (3), o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID), Anthony Fauci. No cenário mais otimista, a vacina poderá ficar pronta no início de 2018.

Em entrevista coletiva realizada na Organização Pan-Americana de Saúde (OPS), Fauci revelou que os primeiros testes da imunização em humanos terão início em setembro, em 80 indivíduos. Se a vacina provar ser segura e eficaz, o instituto pretende avançar para o que ele chamou de "fase 2 B" do estudo, "em um país com taxa elevada de infecção".

"Se no início de 2017 ainda tivermos grandes surtos na América do Sul e no Caribe, podemos mostrar que é eficaz ou não dentro de um ano", disse o especialista.

Fauci explicou que a rapidez com que o vírus se espalha nas comunidades que participam nos estudos é um fator crítico para o desenvolvimento da pesquisa. Uma incidência mais elevada torna mais fácil o recolhimento de dados. No entanto, caso essa incidência do vírus baixe, por fatores externos, o estudo pode levar mais tempo para ser finalizado.

"Se isso acontecer quando os ensaios de eficácia da vacina Zika começar, pode demorar até três anos para mostrar se ele funciona ou não", disse.

Sylvain Aldighieri, gerente de Incidentes para Zika da OPS, disse que, até à data, a pandemia Zika afetou 37 países e territórios.

"Cerca de 500 milhões de pessoas nas Américas estão em risco de serem infectadas pelo Zika vírus", estimou Aldighieri.

Por enquanto, o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA está usando fundos dedicados para o estudo de outros vírus transmitidos por mosquitos enquanto espera a designação dos US$ 1,9 bilhão prometidos pelo governo do presidente do país, Barack Obama.