27/09/2016 - Por: Assessoria de Imprensa do Departamento de Gestão Hospitalar

Referência em traumatologia e ortopedia, Into realiza 10 mil cirurgias por ano

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) acaba de criar um apartamento funcional para acelerar a recuperação de seus pacientes submetidos a cirurgias. Ao todo, 10 mil cirurgias de média e alta complexidade são realizadas por ano na unidade, referência do Sistema Único de Saúde (SUS) nesse tipo de atendimento e que recebe pessoas de todo o país. Pacientes com sequelas físicas, como, por exemplo, amputações, deverão ser os maiores beneficiados com esse tratamento inédito na rede pública carioca.

No apartamento do Into, que já funciona como piloto na sede do Instituto, na zona norte do Rio de Janeiro, eles reaprendem tarefas que podem soar como corriqueiras, como estender a própria cama e as roupas no varal, lavar a louça, tomar banho, se barbear ou cozinhar no fogão. Entre pessoas em tratamento pós-cirúrgico, porém, são essenciais para retornar às suas casas e conseguir retomar suas vidas como eram antes.

“Consegui aprender de novo a fazer e servir meu cafezinho”, comemora o ex-eletricista Marcio Miranda, 40 anos, paratleta escolhido para conduzir a tocha na orla de Copacabana e que participou da corrida de 5 mil metros na Paralimpíada Rio 2016. Há cinco anos, ele perdeu os dois braços depois de um acidente de trabalho, em que sofreu descarga elétrica. Em reabilitação há três anos no Into, este ano conseguiu finalmente pegar de novo a filha de seis anos, Vitória, no colo. Como precisa melhorar a precisão dos movimentos com a prótese, foi um dos primeiros a testar o apartamento funcional.

A nova estrutura recria uma sala, um banheiro, uma cozinha e um quarto. O Into obteve os móveis e acessórios com doações de uma empresa parceira. Ali atuam terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e enfermeiros, que simulam as situações de dia a dia para impulsionar a recuperação dos pacientes recém operados ou que estão colocando e readequando próteses.

“Para mim, era um sonho termos este aparato para trabalhar a saúde dos pacientes que querem, querem muito ter sua vida de volta. Estamos mudando toda a estrutura de atendimento da terapia ocupacional por causa disto. Agora, tudo vai passar pela Atividade de Vida Diária (AVD), como o apartamento é conhecido entre a equipe especializada”, conta a chefe do serviço de reabilitação do Into, Eliane Machado.

ESTRUTURA DE REABILITAÇÃO
O Into dispõe de um centro de reabilitação de pacientes com serviços específicos para a parte do corpo afetada por doenças, como tumores ou artroses; ou, então, acidentes, como no trânsito ou decorrentes de quedas. Há inclusive uma piscina para que consigam retomar seus movimentos. Crianças também começam a u
tilizar o apartamento funcional, inclusive para aprender a tomar banho sozinhas e utilizar seus brinquedos.

“Saber fazer de novo o que faziam antes dá uma injeção de autoestima neles”, ressalta a terapeuta ocupacional responsável pela nova estrutura, Martha Lucas. “Aos nossos olhos, parecem pequenas dificuldades, mas são restrições gigantescas na vida dos nossos pacientes”.

O apartamento funcional do Into é utilizado por pacientes encaminhados para reabilitação, normalmente todos aqueles submetidos a cirurgias na unidade, e é um serviço totalmente gratuito. O encaminhamento para o Instituto ocorre via unidades básicas de saúde (postos de saúde). Depois de encaminhados, os pacientes realizam consultas e, caso necessário, entram na fila de cirurgia. Todos os dias, ocorrem mil consultas médicas, em média, no Into.