17/09/2014 - Por: Assessoria de Imprensa/MTE

Termo de cooperação busca disseminar conhecimento da Fundacentro na área de segurança e saúde no trabalho

O Ministério do Trabalho e Emprego, por intermédio da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e a Fundação de Apoio a Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) assinaram nesta terça-feira (16) termo de cooperação técnica que vai  orientar alunos e professores para inserção de conteúdo sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST) na grade curricular dos cursos oferecidos pela FAETEC. A parceria tem como finalidade capacitar os alunos de laboratório da entidade, que se especializam nos cursos de técnico em edificações e técnico de segurança do trabalho, por intermédio dos conhecimentos repassados pela entidade,  que tem história na produção e difusão de  conhecimento sobre Segurança e Saúde no Trabalho e Meio Ambiente.

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que esteve presente na assinatura da parceria com a entidade de ensino técnico, os conhecimentos repassados aos alunos pela Fundacentro será de estrema importância para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho no País.

 “É importante que essa cultura de prevenção e saúde no trabalho, adquirida pela Fundacentro em anos de estudo, seja repassada às famílias e a sociedade pelos formandos”, frisou.

O ministro também assinou, na mesma ocasião, acordo com o Tribunal Regional do Trabalho 1ª. Região-RJ, para o desenvolvimento de cooperação técnico-institucional no cumprimento das metas do Programa Trabalho Seguro, patrocinado pelo TRT/RJ. A intenção é ocupar espaços que possam disseminar conhecimentos e conteúdos, em especial na área de ensino.

O Programa Trabalho Seguro, que tem como finalidade a prevenção de acidente de trabalho, é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.