26/09/2014 - Por: Fundacentro

O tecnologista Daniel Pires Bitencourt, apresentou esta semana na Fundacentro, o trabalho “Pesquisa e Desenvolvimento em Meteorologia Aplicado ao Trabalho, Saúde e Ambiente”.

O trabalho procura mostrar o efeito e os problemas que as mudanças climáticas podem causar na vida do trabalhador.

O pesquisador analisou ocorrências de incidentes por motivos de forte calor e as doenças que o trabalhador pode adquirir por decorrência do clima, como por exemplo, o estresse térmico.

Além disso, ele frisa também a importância na divulgação das informações climáticas aos trabalhadores, a fim de evitar os acidentes considerados de causa natural. Esse assunto levantou o questionamento do aluno Marcos Hister Pereira Gomes, que criticou a forma como lidamos com as informações sobre as mudanças do clima, considerando que muitas vezes se sabe da mudança e dos problemas que ela pode causar e que mesmo assim não as usamos para impedir esses acidentes.

Os Seminários de Pesquisa ocorrem sempre às segundas-feiras, das 10h às 12h, na Fundacentro, em São Paulo. Na próxima segunda, 29, o mestre em Trabalho, Saúde e Ambiente pela Fundacentro, Ademar Fragoso Júnior, falará sobre “A Atuação da Fiscalização do Trabalho no Brasil Frente às peculiaridades da Organização do Transporte Rodoviário de Carga”.

Para maiores informações, acesse o Portal da Fundacentro - http://www.fundacentro.gov.br