24/05/2017 - Por: Portal Brasil / SECOM Macaé

Desde o dia 17 de abril, a vacina contra a gripe está disponível nos postos

A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (26). O público-alvo da campanha no País é de 54,2 milhões de pessoas e, desse total, 58,2% foram vacinadas. Em Macaé, até o final da última semana, foram aplicadas 33.554 doses.

De acordo com informações da gerência de imunização da Secretaria de Saúde, até sexta-feira (19), foram imunizados contra a gripe: crianças, 71,82%; trabalhador de saúde, 75,40%; gestantes, 47,62%; puérperas, 67,18% e idosos, 85,91%.

Já os pacientes que possuem doenças crônicas devem apresentar prescrição médica, como receituário ou encaminhamento - cópia e original - na hora da vacinação. Na oportunidade, os moradores da região serrana também poderão se vacinar contra a febre amarela, para isso é necessário levar comprovante de residência.

Público-alvo
Podem se vacinar crianças menores de cinco anos, gestantes, puérperas - todas as mulheres no período até 45 dias após o parto -, trabalhadores de saúde, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de professores da rede pública e particular. Estão disponíveis 35 postos de vacinação distribuídos na área urbana e região serrana.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até o momento, nenhum grupo prioritário atingiu a meta de vacinação. Entre os públicos-alvo, os idosos registraram a maior cobertura vacinal, com 14 milhões de doses aplicadas, o que representa 67,1% desse público, seguido pelas puérperas (65,4%) e trabalhadores de saúde (59,4%).

Contraindicações
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Segurança

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno.

Se você ainda não se vacinou, confira os locais no link: http://policlinicamacae.com.br/site/new?id=797